A importância da inteligência emocional no trabalho

Os estudiosos podem ter inventado o termo “inteligência emocional” em meados de 1990, contudo os gestores empresariais ligeiramente tomaram o conceito e tornaram-se os seus, sendo aplicados dentro de suas empresas.

De acordo com a inteligência emocional, o sucesso é fortemente influenciado por qualidades pessoais, como a perseverança, o autocontrole e a habilidade de se dar bem com os outros. Muito foi escrito sobre como melhorar a inteligência emocional dos funcionários, mas os gerentes de contratação provavelmente tomarão melhores decisões de contratação quando procuram pessoas que já possuem altos índices de IE.

Trabalhadores com IE elevado são mais capazes de trabalhar em equipes, ajustar a mudança e ser flexíveis. Não importa quantos graus ou outras qualificações em papel que uma pessoa tenha, se ele ou ela não tem certas qualidades emocionais, ele provavelmente não terá sucesso. À medida que o local de trabalho continua a evoluir, dando espaço a novas tecnologias e inovações, essas qualidades podem tornar-se cada vez mais importantes.

Para contratar candidatos que irão crescer no seu local de trabalho, procure aqueles que lidam com esses cinco pilares.

  1. Autoconsciência: se uma pessoa tem um senso saudável de autoconsciência, ele entende suas próprias forças e fraquezas, bem como a forma como suas ações afetam os outros. Uma pessoa autoconsciente geralmente é mais capaz de lidar e aprender com críticas construtivas do que uma que não é.
  2. Autorregulação: uma pessoa com IE alto pode revelar de forma madura suas emoções quando necessário. Em vez de soltar seus sentimentos, ela os expressa com moderação e controle.
  3. Motivação: pessoas emocionalmente inteligentes são automotivadas. Eles não são motivados simplesmente por dinheiro ou por um título. Eles geralmente são resilientes e otimistas quando encontram decepção e são impulsionados por uma ambição interior.
  4. Empatia: uma pessoa que tem empatia, compaixão e compreensão em determinadas situações do dia a dia, harmoniza o ambiente de trabalho e estabelece laços importantes com os colegas de profissão.
  5.  Habilidades com pessoas: as pessoas que são emocionalmente inteligentes são capazes de construir relações e confiar rapidamente em outras pessoas da sua equipe. Eles geralmente gostam das pessoas e têm o respeito dos outros ao seu redor.

Assim como é importante procurar novas contratações com inteligência emocional, é vital para os gerentes e outros líderes empresariais operarem de maneira emocionalmente inteligente para atender às necessidades dos trabalhadores atuais.