Os 5 Grandes Desafios para os Líderes

É bastante óbvio que estamos vivendo em um mundo em constante mudança, cada vez mais dinâmico e desafiador. Essa complexidade também afeta o ambiente de trabalho, que nunca para de evoluir. As empresas precisam de líderes capazes de se adaptar a essas mudanças. Reunimos os cinco desafios mais importantes para os líderes terem resultados positivos:

1. Consciência da liderança

Sem consciência da liderança, é, e será, muito mais difícil de conseguir qualquer sucesso. As organizações exigem que os líderes sejam treinados para serem líderes, isto é, as pessoas que realmente estão preparadas para liderar. O verdadeiro desafio é desenvolver conscientemente essas habilidades pessoais (levando a mudança, a inovação e a criatividade, trabalhando em equipe, tendo a capacidade de aplicar conhecimento para a tomada de decisões, a comunicação, entre outros). Em suma, o desafio será assistir e desenvolver a liderança.

2. Inovação constante

A inovação é um fator chave no sucesso de qualquer negócio. As exigências de competitividade enfrentadas por qualquer empresa requer do líder reações rápidas. A boa notícia é que também estamos vivendo em um cenário favorável ao incentivo à criatividade, com uma acessibilidade cada vez maior e muitas ferramentas para motivar a inovação.

3. Inteligência emocional e habilidades suaves

Essas habilidades são as necessárias para persuadir, influenciar e convencer os outros para alcançar metas. A liderança exigirá categoricamente essas habilidades, e seu domínio resultará em um grande ativo para a empresa. O líder deve ser um “influenciador social” em seu ambiente. Uma das principais prioridades da empresa, é entender e assistir o processo de comunicação dentro e fora da própria organização.

4. Conectividade

Uma vez que estamos vivendo na era da comunicação, as conexões entre empresas, instituições e indivíduos são, e continuarão, crescendo sempre. O uso de dispositivos tecnológicos (Internet, redes sociais, produtos audiovisuais, entre outros) teve um impacto positivo na produtividade, bem como na satisfação no trabalho.

A liderança que usa essas conexões para melhorar os processos de produção e ganhar vantagem competitiva está um passo a frente. A capacidade de permanecer “conectado” é fundamental para a sobrevivência das organizações e para a otimização das empresas. As redes sociais são parte do DNA de qualquer companhia.

Portanto, os líderes precisam garantir essa conectividade para garantir o acesso imediato as suas equipes a qualquer hora, em qualquer lugar, garantindo sempre a segurança e a integração adequadas para que ele seja realmente eficiente.

5. Empatia

O líder do futuro deve ser um mentor. Um dos grandes desafios é treinar líderes que podem construir confiança e mostrar empatia em relação aos outros, dentro e fora de sua própria organização.

Para compartilhar um ponto de vista e tentar alcançar um objetivo comum, a liderança bem-sucedida deve atrair as emoções e se tornar uma fonte de motivação.

Para isso, será necessário mostrar respeito aos outros, bem como a empatia e a defesa dos ideais que anteriormente alcançaram a identificação do grupo.

Seguindo estas dicas básicas e com muita força de vontade, você seguirá corretamente os difíceis caminhos da liderança e conseguirá êxito.