Principais vantagens e desvantagens do contrato de trabalho temporário

Há vantagens e desvantagens em uma relação de trabalho temporário tanto para empregadores quanto para empregados. Para os funcionários, a maior vantagem está na possibilidade de contratação rápida sem a necessidade de compromisso de longo prazo. A precariedade do contrato de trabalho temporário, embora em alguns casos se torne uma desvantagem, em outros acaba se tornando uma possibilidade.

Nesse sentido, cita-se os trabalhadores que prestam serviços de forma não habitual em algumas estações do ano (sazonais), ou que simplesmente não querem estabelecer vínculo empregatício por tempo indeterminado. Contudo, sem perder direitos trabalhistas pelo período que trabalhou.

A desvantagem desse tipo de contratação para o empregado é a precariedade da sua situação, pois não existe qualquer estabilidade ou garantia de efetivação.

O empregador, por outro lado, têm a possibilidade de testar talentos para a sua empresa, saber se este se adequa a cultura organizacional, saber se consegue realizar o serviço necessário, antes de realizar a contratação. Logo, torna-se uma possibilidade de cultivar talentos.

Outra vantagem é a diminuição no custo da contratação.

Todo processo seletivo tem seus próprios custos, então usar uma empresa intermediária para coletar os trabalhadores e depois facilitar a contratação é uma grande facilidade para a empresa. Como desvantagem, pode-se citar a possibilidade de saída de funcionários, de modo que a empresa fica vulnerável à perda dos talentos que formou.