- 10 de setembro de 2020
- Matheus Linea
O QUE É O SETEMBRO AMARELO?
Você sabia que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos? E que a cada quatro segundos no mundo uma pessoa comete suicídio, segundo informações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A história que inspira o Setembro Amarelo aconteceu no ano de 1994 com o garoto americano Make Emme, que foi encontrado morto em seu Mustang amarelo em decorrência de um suicídio junto com um bilhete de despedida. Seus pais ficaram devastados e não imaginavam que seu filho passava por problemas, afinal ele era um adolescente alegre e não demostrava indícios de angústia.
Afim de homenagear o filho, em seu enterro foi entregue centenas de cartões com uma fita amarela e a seguinte mensagem: Se você precisar, peça ajuda. Rapidamente esses cartões se espalharam, começando a chegar relatos de pessoas pedindo ajuda, confessando seus medos e logo surgiu a primeira campanha de prevenção ao suicídio: fita amarela. Com isso, em 2003 a OMS decretou o dia 10 de setembro como dia mundial de prevenção ao suicídio.
O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas criando uma rede de apoio sobre a redução dos fatores de risco que levam ao suicídio. Esses fatores de riscos geralmente estão associados as doenças mentais como depressão e ansiedade.
Existem muitos mitos, erros e preconceitos em relação ao suicídio e a campanha do Setembro Amarelo agrega conhecimento e maior informação a população, por isso a sua grande importância. Falar sobre suicídio não aumenta o risco, mas pelo contrário, falar sobre esse assunto pode aliviar a angustia desses pensamentos e inspirar a pessoa a procurar ajuda. Outra questão que gera muito preconceito e um pensamento errado é que pessoas que ameaçam a se matar não se matam apenas querem chamar a atenção. A ideação suicida quando apresentada propicia a oportunidade da pessoa ou familiares recorrer a ajuda de profissionais afim de ajudar essa pessoa.
Portanto, o Setembro Amarelo não é somente um mês normal representado pela cor amarelo, e sim um mês que propaga informações e ajuda para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade emocional, conscientizando e traçando estratégias de enfrentamento, podendo assim até salvar vidas evitando um futuro suicídio.
As empresas possuem um papel fundamental na propagação da informação, através de ações internas, visto que essa campanha pode atingir vários públicos, pois as doenças emocionais não escolhem pessoas nem classe social. Com isso, tal campanha apresenta impactos positivos, reforçando o olhar do colaborador sobre esse ambiente organizacional que demostra preocupação e cuidado com sua saúde mental.
Como profissionais de recursos humanos temos o compromisso ético na escuta e acolhimento dos nossos colaboradores, além de podermos propiciar uma cultura organizacional focada em auxilio, suporte e apoio, contribuindo para a saúde mental desses colaboradores.
Mayara Christina Aguiar dos Santos
Psicológa
CRP06/120923
احسن جامعه فى مصر
[…]although internet websites we backlink to below are considerably not related to ours, we feel they may be really really worth a go by way of, so possess a look[…]
Alumni network
[…]very couple of web-sites that take place to be comprehensive below, from our point of view are undoubtedly very well worth checking out[…]
fue support center
[…]please take a look at the websites we adhere to, which includes this a single, because it represents our picks through the web[…]
Scientific journals
[…]Sites of interest we have a link to[…]
itme.xyz
[…]The facts talked about in the post are some of the most beneficial accessible […]
Comentario Fechado.