Tenha o LinkedIn como aliado na busca por emprego

Existem muitas maneiras para os candidatos a emprego usarem o LinkedIn para melhorar sua busca de emprego. Por exemplo, mais e mais empregadores estão usando LinkedIn para postar listas de emprego, bem como para chegar a possíveis candidatos ao emprego. Ao mesmo tempo, muitos usuários do LinkedIn estão passando para o site para se conectarem com pessoas em sua indústria.

Como você pode garantir que você esteja usando todo o poder do LinkedIn para ajudar na busca de um novo emprego?

É fundamental aproveitar o tempo para criar seu perfil do LinkedIn, adicionar às suas conexões e usá-las efetivamente para ajudar na busca de emprego. Também é importante devolver e ajudar suas conexões também quando precisam de conselhos e referências. Afinal, a rede é sobre a construção de relacionamentos, em vez de apenas pedir ajuda.

Leia abaixo algumas dicas da People RH sobre como usar melhor o LinkedIn para aprimorar sua busca de emprego.

Complete e atualize seu perfil

Quanto mais completo seu perfil do LinkedIn, mais chances serão encontradas e contatadas por um empregador. Use seu perfil do LinkedIn como um currículo e forneça aos futuros empregadores informações detalhadas sobre suas habilidades e experiências. Criar uma manchete atraente e um resumo detalhado, incluindo uma foto profissional, não se esqueça de listar suas habilidades e realizações, tudo isso aprimora seu perfil.

Você também pode fortalecer seu perfil adicionando links, como um para seu site profissional ou portfólio online.

Encontrar e usar conexões

Quanto mais conexões você tiver, melhores serão suas chances de encontrar alguém que possa ajudar com a busca de emprego. Os empregadores procuram referências de seus próprios funcionários para preencher posições antes de abrir um emprego para o público em geral, então alguém que trabalha na empresa ou tem conexões lá terá uma vantagem ao se referir como candidato.

Enquanto você quer ter uma série de conexões, certifique-se de se conectar apenas com pessoas que você conhece, ou a quem você está planejando alcançar. Você não quer se conectar com todos no LinkedIn – o objetivo é manter ou estabelecer relações com pessoas que estão no seu campo ou com quem você já está conectado.

Verificar opções de pesquisa de emprego

Você pode procurar emprego no LinkedIn na guia “Empregos”. Procure empregos por palavra-chave, país e CEP. Use a opção de pesquisa avançada para refinar sua busca e pesquisar por data postada, nível de experiência, localização específica, função de trabalho e empresa. Você pode salvar buscas de emprego e até mesmo receber emails sobre novas oportunidades.

 

Você também pode encontrar ofertas procurando e clicando em empresas específicas. Muitas empresas publicam postagens em suas páginas do LinkedIn.

Use recomendações e referências

Se um trabalho estiver listado diretamente no LinkedIn, você verá como você está conectado ao gerente de contratação e você pode solicitar uma recomendação do LinkedIn de alguém que você conhece na empresa. Se você solicitar uma recomendação, o LinkedIn fornecerá um modelo que você pode usar para sua mensagem e que poderá editar e personalizar. Essas recomendações ajudarão a aumentar sua credibilidade aos olhos dos empregadores.

Use os perfis da empresa do LinkedIn para saber mais sobre os empregadores

Os perfis das empresas do LinkedIn são uma boa maneira de encontrar mais informações sobre uma empresa que você está interessado. Você poderá ver suas conexões na empresa, novas contratações, promoções, postagens publicadas, empresas relacionadas e estatísticas da empresa.

Considere seguir as empresas de seus sonhos no LinkedIn. Isso permitirá que você acompanhe suas realizações (o que será útil para abrir uma carta de apresentação ou entrevista), e irá ajudá-lo a identificar as ofertas de trabalho.  Gostou das nossas dicas? Foi útil para você? Então mãos a obra e boa sorte! Não se esqueça de procurar pela People RH no LinkedIn, temos um conteúdo voltado tanto para o candidato quanto o empresário.