SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE QUARENTENA E CORONAVÍRUS.

Elaborado por: Maria Izabella dos Santos – Psicóloga People RH – CRP: 6/141664

Há cerca de um mês nosso país enfrenta momentos difíceis e mudanças, muitas delas inesperadas. Atualmente estamos envoltos de incertezas e medos, tivemos que mudar nossa rotina em casa, no trabalho e com os amigos. Um simples aperto de mãos hoje é um risco, o que era simples e habitual não é mais possível. Para nós que estamos em um país caloroso em suas relações sociais, mudamos nossos comportamentos por um vírus que está adoecendo pessoas.

Ligamos a nossa televisão e o noticiário é cercado de coisas negativas, e estas, afetam o nosso dia a dia.

O isolamento social e a economia sendo abalada por um caos invisível afeta o mundo todo, ficar em casa torna cada dia uma mais tarefa difícil.

Portanto, precisamos cuidar da nossa saúde mental para não adoecermos. Abaixo algumas dicas de como enfrentar essa quarentena:

    1. Otimismo: Tudo isso vai passar, tudo o que está acontecendo é uma fase, um dia mais cedo ou mais tarde voltaremos a nossa rotina. A incerteza e o medo é real, mas eles não existirão para sempre sobre essas circunstâncias que rondam sobre a nossa saúde, as relações sociais, o nosso emprego e a economia do país.
    2. Relaxamentos para diminuir a ansiedade: um pensamento negativo gera uma reação emocional provocando um comportamento. Nossos pensamentos são poderosos e causam uma série de emoções sendo a ansiedade, nervosismo, tristeza, angústias entre outros. Toda vez que se sentir ansioso, use o relaxamento, existem inúmeras técnicas, mas a mais fácil é a da respiração.
      Respire até sentir seu peito cheio de ar e o solte bem devagar em seguida. Faça isso até sentir calmaria.
    3. Diminua o acesso aos meios de comunicação: somos bombardeados o dia inteiro por informações onde a maioria destas são negativas e somos afetados. Coloque como regra assistir somente 1 ou 2 horas dos jornais durante o dia, evite ficar procurando por números ou sobre notícias do Covid-19. Procure por notícias boas, pesquise formas de passar a quarentena de forma equilibrada. Use a ferramenta Internet para coisas positivas e saudáveis.
    4. Faça exercícios físicos: é comprovado cientificamente que fazer exercícios físicos liberam inúmeros hormônios da felicidade. Se por acaso você não saiba como começar entre no YouTube procure por vídeos de exercícios físicos, lá com certeza você irá encontrar inúmeras formas.
    5. Aproveite o momento e reflita algumas questões sobre os nossos relacionamentos: Ficar longe das pessoas que amamos não é nada fácil. E quantas vezes nessa quarentena você já pensou naquele churrasco em família ou com os amigos? Esse é o momento de pensar em como as pessoas do nosso círculo social são importantes e o quanto devemos valoriza-las; respeitando o isolamento.

Cuide da sua saúde mental, pequenos comportamentos inseridos no nosso dia a dia são capazes de trazer leveza para encarar essas situações que fogem ao nosso controle. O mundo todo está passando por isso e as pessoas estão aflitas, precisamos cuidar da nossa saúde mental para que quando essa fase passar, estejamos saudáveis para voltar a nossa rotina.