Por que o feedback é importante?

Por meio do feedback você pode acessar uma infinidade de ideias e estratégias para levar sua empresa ao sucesso em menos tempo, do mesmo modo que se estabelece como líder inovador e especialista em negócios.

Com feedback as empresas podem ajustar seus produtos ou serviços para se tornarem mais confiáveis, excelentes e adequados ao consumidor. O feedback no ambiente de trabalho é talvez uma das melhores maneiras de manter o desempenho da equipe otimizado. Com esse retorno, você poderá saber o que está funcionando ou não no seu ambiente corporativo. Esta visão irá ajudá-lo a fazer os ajustes necessários para melhorar a satisfação no trabalho, fidelidade da empresa, eficiência, energia dos funcionários, confiança e muito mais.

Sem opinião, os funcionários ficam receosos, menos produtivos e um pouco nervosos. De tal modo, podemos afirmar que existe uma relação entre o feedback e a segurança dos mesmos. Quanto mais feedbacks no ambiente de trabalho, mais seguros os funcionários se tornam e confiantes do seu papel na organização.

O feedback pode ser feito de duas maneiras:

  1. Os superiores são os responsáveis por passarem os feedbacks – geralmente são na forma de avaliações de desempenho, pesquisas e outros aplicativos, onde o comportamento, a atitude e a satisfação geral do empregado são medidas pelos seus superiores. Esse feedback ajuda os funcionários a descobrirem seus pontos fortes e fracos.   À medida que os colaboradores ouvem esses feedbacks, eles têm a oportunidade de levar adiante as informações que lhes são dadas e trabalhar para o autoaperfeiçoamento e o crescimento futuro.
  2. Os funcionários são orientados a passarem os feedbacks  os funcionários são muitas vezes os que estão sendo convidados a fornecer feedback da empresa sob a forma de avaliações de desempenho, pesquisas, entre outros. Os benefícios desta iniciativa são mais significativos do que nós percebemos. Elas abrangem o coração e o sucesso de uma empresa, trazendo as áreas que precisam ser melhoradas ou dar soluções aos dilemas.

Quanto mais atento você estiver ouvindo os feedback, maior será o impacto do feedback sobre você e sobre o funcionário. Não só você ganhará informações valiosas, mas também mostrará aos seus colaboradores que são valorizados, apreciados e ouvidos. Embora o feedback possa ser desconfortável às vezes, os benefícios superam o desconforto e as pessoas preferem ter feedback a ficar sem nenhum retorno. Implemente essa técnica na sua empresa e confira os resultados.