Como administrar as diferentes gerações no ambiente de trabalho

Trabalhar em um ambiente heterogêneo é uma realidade comum. Hoje em dia, com o aumento da expectativa de vida, podemos encontrar nas mais diversas organizações, pessoas de diferentes gerações trabalhando no mesmo ambiente corporativo. Ter essas pessoas com diferentes características é algo positivo, porém não podemos deixar de mencionar, que muitos conflitos ocorrem devido a isso. É nesse desafiante contexto que iremos mostrar para vocês, como administrar diferentes gerações no ambiente de trabalho e como transformar essa experiência em oportunidade para seu negócio. Confira!

Baby Boomers

Os Baby Boomers são considerados os profissionais nascidos entre 1940-1960, esse termo traduzido do inglês significa “explosão de bebê” devido ao crescimento demográfico que ocorreu pós-Segunda Guerra Mundial mais precisamente nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Esses profissionais prezam pela individualidade e trabalho duro! São metódicos, tradicionalistas e costumam ter dificuldades em se adaptarem às novas mudanças tecnológicas.  Gostam, respeitam a hierarquia e adoram seguir ordens.

Geração X

            Nascidos entre 1960-1970 são profissionais dedicados, que prezam pelo equilíbrio e valorizam a família. Buscam sempre conciliar o tempo entre trabalho-família, são adeptos à tecnologia, gostam de receber feedbacks sobre seu trabalho para continuarem engajados ao mesmo. São funcionários ambiciosos e buscam reconhecimento profissional.

Geração Y

Os profissionais que integram essa geração são inovadores, ousados, conectados e rápidos! Nascidos entre 1980-2000, a geração Y têm facilidade em aprender coisas novas, são flexíveis, executam várias tarefas, gostam da tecnologia e são muito criativos. Em contrapartida, são profissionais ansiosos e que buscam pelo reconhecimento profissional a curto prazo, podendo ser instáveis e mudarem várias vezes de emprego.

Como administrar as gerações no mesmo ambiente de trabalho?

A convivência dessas gerações dentro de um mesmo ambiente pode ser algo positivo, em vista que as gerações, cada uma com suas características, podem se ajudar, como por exemplo: a Geração Baby Boomers pode ajudar a Geração Y a ser um pouco mais organizada, e eles em contrapartida ajudam os Baby Boomers a serem mais ousados. Mas há conflitos, que podem vir a ser de relacionamento, execução de tarefas, finalização de trabalho, entre outros.

A palavra chave para o bom convívio entre todos é o respeito e resiliência. Saber respeitar as diferenças e ser resiliente é algo primordial dentro de uma organização: se colocar no lugar do outro, compreender, ser flexível às situações, ajudar, despir-se do preconceito para com o outro. Se todos pensarem assim, todos sairão beneficiados.

Todas as empresas devem sim aceitar em sua realidade as diferentes gerações dentro do seu cenário corporativo, e isso não só trará benefícios profissionais, bem como pessoais, porque a partir do momento que você valoriza o outro pelo o que ele é, o ambiente fica muito mais aberto e flexível para se trabalhar.

Divida com as pessoas o que você tem de melhor, independente da geração a que você pertence, esteja aberto à evolução, ao relacionamento com profissionais diferentes de você e veja como seu ambiente de trabalho pode ser mais espontâneo e proveitoso.