Como recrutar jovens talentos

A geração milenar, nascida entre 1980 e 2000 moldará o mundo do trabalho nos próximos anos. Esse perfil de trabalhador é fundamental para o futuro do seu negócio. Suas aspirações de carreira, as atitudes sobre o trabalho e o conhecimento das novas tecnologias irão definir a cultura do século XXI. Mas como recrutar esses jovens talentos?

Os milênios ou geração Y são importantes porque não são apenas diferentes daqueles que já passaram, eles são muitos. Estima-se que até 2020, eles formarão 50% da força de trabalho global.

Os empresários sabem que atrair e manter estes jovens talentos é um dos maiores desafios atualmente. Mas em que os milênios são realmente diferentes das gerações passadas? É verdade que o comportamento e os atributos deles podem ser explicados pela sua idade e relativa falta de responsabilidades, mas suas diferenças vão, além disso. O uso da tecnologia pelos milênios claramente os diferencia, esta, aliás, é uma das características definidoras desta geração, a grande afinidade com o mundo digital.

Eles cresceram com banda larga, smartphones, laptops e mídias sociais como sendo regras e anseiam pelo imediatismo no acesso a informação. Esta é a primeira geração a entrar no local de trabalho, com uma melhor compreensão de uma ferramenta de negócios.

É mais do que apenas a forma como os milênios usam a tecnologia que faz a juventude de hoje diferente. Eles se comportam de forma diferente também. O comportamento deles é baseado pela experiência de crise econômica e, essa geração coloca muito mais ênfase em suas necessidades pessoais do que naqueles que estão na organização em si.

Os milênios tendem a não se adaptarem com estruturas corporativas rígidas e locais carentes de informações. Eles esperam uma progressão rápida, uma carreira variada e interessante e feedback constante. Em outras palavras, os milênios querem um estilo gerencial e corporativo.

As características particulares dos milênios como a ambição e o desejo de continuar aprendendo e crescendo rapidamente, exige uma resposta dos seus empregadores. Essa geração Y quer uma abordagem flexível para o trabalho e feedback regular. Eles querem sentir que o seu trabalho vale a pena e seus esforços estão sendo reconhecidos.

Grandes empresas na busca por bons talentos, não ficam presas ao dogma de “deixar tudo como está”, ou melhor, “em time que está ganhando não se mexe”. Essas empresas não visam especificamente os milênios, mas sua cultura, estilo de gestão e abordagem de recrutamento e retenção e isso naturalmente os atraem. E por isso, eles são capazes de tomar a escolha dos melhores e mais novos talentos.

Independentemente dos objetivos e ambições de longo prazo de uma empresa, a capacidade de atrair e segurar o talento milenar será um passo vital para alcançá-lo. Portanto quer garantir esse grande talento em sua empresa? Invista em flexibilidade, informação, bom relacionamento e plano bem elaborado de carreira.